Leça da Palmeira

A vida entre o Porto de Leixões, a Exponor, a Petrogal e o mar.

quarta-feira, agosto 31, 2005

Arranha-céus


A linha de céu de Leça da Palmeira nunca mais será a mesma, após a edificação destes dois "monstros" de betão. Estes dois edifícios, às portas da Exponor e da Quinta da Conceição, mais alguns blocos contíguos, totalizam cerca de oitenta andares - o equivalente a um grande arranha-céus nos Estados Unidos. As consequências desta urbanização, esperemos que não catastróficas, deverão ser avaliadas com cuidado. A cedência aos interesses imobiliários não teve em conta a baixa densidade populacional da freguesia, a construção em altura (em média bastante reduzida) e o contexto paisagístico. Ver aqueles dois monstros de argamassa a dominar os céus de Leça não deve ser motivo de orgulho para ninguém.

segunda-feira, agosto 29, 2005

Desafio aos leitores

Este blogue quer interactividade e, por isso, deixa o desafio aos visitantes. Deixem neste espaço as vossas críticas, sugestões, reclamações e notícias sobre Leça da Palmeira ou instituições da freguesia. Este blogue pode ser também o seu blogue. Envie os seus textos e/ou fotos para o seguinte correio electrónico:

Esgotos a céu aberto


Este pequeno "riacho" turvo e espumoso desagua junto às Piscinas de Leça. Não é incrível? Lado-a-lado com um dos ex-libris da freguesia, lado-a-lado com veraneantes que escolhem Leça para passar as férias, um esgoto a céu aberto. Explicações??

A seca...


Marginal de Leça... em Agosto, 2005. Ano quente e de pouca chuva. A água minga nas torneiras do Sul do país. O Governo apela à moderação no consumo. Aqui, este bem precioso é desperdiçado. O sistema de rega estava, há uns dias atrás, a molhar, não a relva, mas o asfalto, pelo menos metade da água caía no pavimento, como a imagem ilustra.

sexta-feira, agosto 19, 2005

Quinta da Conceição ao abandono


É uma lástima. Um dos principais centros de lazer da freguesia permanece num estado deplorável. Quem não se recorda, há alguns anos atrás, do magnífico court de ténis da Quinta da Conceição, dos seus jardins bem tratados, do seu circuito de manutenção - verdadeiro oásis na malha urbana de confluência entre a Via Rápida e o Porto de Leixões. Quem não se recorda das tardes passadas no minigolfe?

E agora? O que se vê? Um campo que de court nada tem, nem sequer a rede. Jardins mal conservados. Do circuito de manutenção, nem vestígios... Quanto ao minigolfe... é o que as fotos documentam.

domingo, agosto 14, 2005

Em cima da refinaria


Enquanto se continua a interminável discussão da continuidade ou não da refinaria da Petrogal em Leça, há um aspecto que não pode ser escamoteado. Muitos habitantes fazem figas para que aquela unidade industrial seja removida do local, mas grande parte deles chegou à freguesia já depois da refinaria existir, comprando apartamentos nada baratos com vista para... a refinaria.

Sou dos que defendem uma incisiva e implacável vigilância aos padrões de segurança e respeito pelo ambiente (a qualidade é também isto: obedecer às mais exigentes e rigorosas normas ambientais e de segurança), mas um eventual desmantelamento da refinaria não pode ser justificado com a proximidade de habitações que foram licenciadas depois da implantação da Petrogal naquele espaço.

Vigie-se, fiscalize-se, divulguem-se as verdadeiras consequências para a saúde da refinaria. Se esta estiver a obedecer às normas europeias permita-se a sua continuidade no local, caso contrário tomem-se medidas urgentes.

Em questão tão delicada é importante não ter apenas uma visão economicista (a preocupação com o futuro dos trabalhadores e a rentabilidade da empresa são de louvar, mas não devem ofuscar políticas de segurança e ambiente), nem sucumbir a interesses imobiliários.

"Site de Agosto"


Este nosso blogue é o "site de Agosto" do http://www.leca-palmeira.com/htmmeio.htm .

terça-feira, agosto 09, 2005

Piscinas


As belas piscinas de Leça são um dos ex-libris da freguesia. Há muitos forasteiros a visita-las. Falta-lhes, no entanto, uma vedação condigna (pobre e desgastada rede).

A nova marginal... III





E porque não há duas sem três... Há um aspecto que me intriga na marginal de Leça. As rampas que dão acesso à praia servem para acesso a ambulâncias, deficientes (com cadeiras de rodas de propulsão a jacto) ou, simplesmente, para testar a minha/sua capacidade em vencer obstáculos, tal a inclinação que apresentam?

Já para nem falar da sua falta de beleza e rigor estético...

A nova marginal... II


Pois... já sei. Trata-se de um projecto de arquitectura contemporânea, minimalista. Mais elementos só "manchariam" a obra.

Não concordo.

Sou até um grande admirador da contemporaneidade e do minimalismo. Adoro espaços rectos, lisos, despidos, vidrados ou espelhados. Contudo, não creio que plantar uma dúzia de árvores neste espaço fosse quebrar a harmonia. E se não se queriam árvores construíssem-se pequenas "palas" para oferecer sombra às pessoas. Há quem goste de parar um pouco.

A nova marginal... I

É incontornável iniciar este sítio com a nova ("não há duas sem três") marginal de Leça. O slogan da Câmara de Matosinhos refere-se ao arquitecto Siza Vieira que assina este trabalho, após as piscinas de Leça e a Casa de Chá da Boa Nova. Mas o que o "artista" aqui propõe é, no mínimo, discutível.

Poucas vozes se levantam, é certo, contra o projecto ou ele não fosse da autoria do mais conceituado dos arquitectos portugueses, contudo há que deixar no ar várias questões: além dos atrasos evidentes de concretização da obra (deverá, no entanto, ser seguramente inaugurada a tempo das autárquicas), o piso do largo passeio junto à praia ficará como as imagens aqui inseridas documentam - uma espécie de alcatrão triste e cru, convidando ao estacionamento selvagem?
Por que não foi equacionada a plantação de árvores com a vantagem de criar sombras para os transeuntes?
Para atrair as pessoas às (pouco convidativas) esplanadas?

domingo, agosto 07, 2005

Breve apresentação

Este blogue pretende ser um espaço de reflexão sobre Leça da Palmeira. O que cá se passa. As novidades. O "está bem, está mal" da freguesia. Os projectos. Espaço de opinião, independente e apartidário, sobre tudo o que se faz ou que falta fazer. Tópicos de debate. Estão todos convidados a participar, dando notícias e sugestões, fazendo comentários.

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.