Leça da Palmeira

A vida entre o Porto de Leixões, a Exponor, a Petrogal e o mar.

domingo, agosto 14, 2005

Em cima da refinaria


Enquanto se continua a interminável discussão da continuidade ou não da refinaria da Petrogal em Leça, há um aspecto que não pode ser escamoteado. Muitos habitantes fazem figas para que aquela unidade industrial seja removida do local, mas grande parte deles chegou à freguesia já depois da refinaria existir, comprando apartamentos nada baratos com vista para... a refinaria.

Sou dos que defendem uma incisiva e implacável vigilância aos padrões de segurança e respeito pelo ambiente (a qualidade é também isto: obedecer às mais exigentes e rigorosas normas ambientais e de segurança), mas um eventual desmantelamento da refinaria não pode ser justificado com a proximidade de habitações que foram licenciadas depois da implantação da Petrogal naquele espaço.

Vigie-se, fiscalize-se, divulguem-se as verdadeiras consequências para a saúde da refinaria. Se esta estiver a obedecer às normas europeias permita-se a sua continuidade no local, caso contrário tomem-se medidas urgentes.

Em questão tão delicada é importante não ter apenas uma visão economicista (a preocupação com o futuro dos trabalhadores e a rentabilidade da empresa são de louvar, mas não devem ofuscar políticas de segurança e ambiente), nem sucumbir a interesses imobiliários.

4 Comments:

At quarta-feira, agosto 17, 2005, Anonymous Anónimo said...

mas.....

Foi a Petrogal que desenvolveu Leça da Palmeira....

Com o desenvolvimento e devido ao custo exorbitante das habitações muitos leceiros foram escorraçados para freguesia e conselhos limítrofes...

Actualmente quem vive é Leça não nasceu cá e já vê a refinaria como um monstro a abater....

Mas ao certo foi a refinaria que sustentou muitas famílias leceiras espalhadas por Portugal e pelo o mundo.

Mas como já disse, Leça infelizmente tem poucos LECEIROS.

 
At quarta-feira, agosto 17, 2005, Blogger Miguel Soares said...

Como afirmei no "post", muitos dos que se opõem à continuidade da refinaria em Leça, compraram uma casa junto à Petrogal, já depois da sua existência no local. E penso que, apenas pela questão da proximidade, não têm legitimidade para falar.

Outros há que desde sempre preocupados com questões ambientais e de segurança (independentemente de serem ou não leceiros, isso é uma falsa questão - um pouco arrogante até) defendem um rigoroso controlo aos métodos produtivos da refinaria. É nesse campo que me situo.

Não defendo o encerramento da fábrica "per si", apenas se houver justificação para isso.

Quanto à questão económica, não tenha dúvida caro anónimo que o turismo poderia ser um óptimo substituto da refinaria a nível local. Mas, claro, nunca a nível nacional.

Por outro lado, a especulação imobiliária iria também, sem dúvida, aumentar e as consequências para os leceiros poderiam ser, a outros níveis, bastante difíceis de prever. Aumento da população (parte dela sazonal), entupimento das praias, acessos viários e serviços, etc.

 
At segunda-feira, outubro 31, 2005, Blogger Unknown said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

 
At segunda-feira, outubro 31, 2005, Blogger Unknown said...

Sempre vivi em Leça. Há 5 anos mudei-me para os famosos apartamentos com vista para a refinaria. Em 5 anos tenho visto muitos vizinhos de... Leça que, tal como eu, decidiram continuar nesta cidade. A minha irmã fez o mesmo... e muitos outros Leceiros. Dizer que Leça está a ficar poucos Leceiros é um exagero de quem não anda pelas ruas, meu caro anónimo!
Quem deseja o desmantelamento da refinaria são as pessoas que entedem que é um agente poluidor, sendo de Leça ou não. Este é um dado irrefutável. No entanto, o desmantelamento seria catastrófico! Na verdade o que acontece é um mal ambiental em troca de uma catástrofe ecomónica... Qual seria o grupo económico que pegaria nestes terrenos? Para quê? Construção de casas ou campos de golfe, como dizem os velhotes que se sentam todos os dias no banquinho de madeira perto dos correios!?! Haveria viabilidade económica para tal? Não me parece e pelos vistos a minha opinião está condizente com a opinião do corpo administrativo da Petrogal (e da Câmara)... Assim sendo vamos ter refinaria por muitos anos...

 

Enviar um comentário

<< Home

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.